Postado em 15/04/2020
Você já tomou um vinho que parecia ruim logo na primeira taça? com ácidos e forte em taninos na boca? mas depois da segunda e terceira taça ficou bem melhor? Não ficou melhor porque o álcool fez efeito no seu organismo não! O vinho melhorou porque entrou em contato com o oxigênio, ou como alguns dizem, o vinho conseguiu “respirar”. Imagine que alguns vinhos que tomamos estão armazenados dentro da garrafa por anos, e a melhor forma de deixar um vinho respirar é utilizar um decanter.
Um decanter não precisa ser nada chique, tem que ser funcional. Para decantar um vinho é simples, só é necessário colocar o vinho que está dentro da garrafa, em um recipiente para conseguir “respirar”.
O processo de decantar oxida o vinho, isso diminui a prevalência de certos ácidos e taninos, consequentemente deixando o vinho mais suave e melhor para ser apreciado. Existem pessoas que decantam vinhos brancos e espumantes, mas onde a decantação realmente ajuda é no vinho tinto. Quase todos os vinhos tintos melhoram quando conseguem respirar por um tempo antes de serem degustados. Normalmente os vinhos tintos que são mais encorpados e os vinhos que contém mais taninos, podem e devem ser decantados por mais tempo.
Nós gostamos de usar uma regrinha para esses vinhos, que é, abrir a garrafa e colocar dentro do decanter por 20-30 minutos antes de tomar. Se você não tem um decanter ou nunca pensou que oxigênio poderia ajudar seu vinho tinto? Vamos fazer um experimento para você ver a diferença:
1- Abra um vinho tinto, e distribua o vinho em 4 taças, comece a tomar a primeira taça.
2- Após uns 10-15 minutos tome da segunda taça.
3- Depois de mais 10-15 minutos, tome a terceira taça.
4- Depois de mais 10-15 minutos, tome a quarta taça.
Anote o que achou de cada uma das taças tomadas e compare. Você vai notar a diferença e ver como o vinho melhora quando você o deixa respirar.
Saúde a todos!
Olá, deixe seu comentário para DEIXAR O VINHO RESPIRAR?! O QUE ISSO SIGNIFICA?
Ciro Conte
Patricia Barriatto
Alex Wolf
Blog AUVA Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
X