O que é Cabernet Sauvignon?
Postado em 25/08/2020
A uva mais famosa do mundo merece ser comemorada, por isso, neste domingo, 30, é Dia Internacional da Uva Cabernet Sauvignon, e AUVA não ficará de fora!
Com a data se aproximando, nós preparamos um conteúdo completo sobre essa uva tão maravilhosa. Vamos falar um pouco sobre nossa seleção do Cabernet Sauvignon e se preparem, no domingo teremos descontos incríveis!
Você sabia que Cabernet Sauvignon é um cruzamento entre Cabernet Franc e Sauvignon Blanc? Louco imaginar isso não é? Essa uva compõe um vinho tinto mais sério que tem uma capacidade de envelhecer e criar vinhos incríveis. A uva de Cabernet leva mais tempo para amadurecer, por isso, o Cabernet prefere e amadurece muito melhor em climas mais quentes do que em climas frios devido às baixas temperaturas.
A uva Cabernet Sauvignon é plantada em todo mundo, mas é originalmente conhecida na região de Bordeaux, na França. Com o nosso clima da América do Sul é favorável, o Cabernet deste lado do mundo produz uns dos melhores exemplos da uva. Os 5 países onde essa uva é plantada em ordem são: França, Chile, Estados Unidos, Austrália e Espanha.
Nós sempre recomendamos que você deixe seu vinho tinto “respirar” entre 20-30 minutos antes de toma-lo (clique aqui e saiba mais), mas como Cabernet possui um alto teor de taninos, muito corpo e pode ter um teor alcoólico alto, a dica é colocar seu vinho em um decanter entre 30-60 minutos antes de aprecia-lo, isso irá transformar o sabor do seu vinho. Além disso, você sabia que os vinhos devem ser harmonizados com determinados pratos? Neste caso, com o sabor rico e o alto teor de tanino do Cabernet Sauvignon, o torna um parceiro perfeito para carnes grelhadas (um bom churrasco!), molhos apimentados e pratos em geral que com alto sabor marcante.
E por fim, selecionamos alguns exemplos de vinho com Cabernet Sauvignon puro e alguns blends que compõem essa uva, confira:
Argentina:
Duas vezes nomeado Personalidade do Vinho do Ano por Robert Parker, Paul Hobbs é o enólogo responsável por esse intenso Cabernet argentino. As caraterísticas típicas da região, somadas ao toque especial do profissional mais respeitado da atualidade, trazem aromas de frutas vermelhas maduras, com um toque mentolado. Chega macio na boca, com amoras, cassis e pimenta vermelha. Forte acidez combinada com taninos redondos, um vinho de estrutura e sabores concentrados, perfeito para harmonizações.
Chile:
Um tributo à elegância e complexidade, caracterizada por aromas intensos que revelem as maiores riquezas da uva. Vinhos encorpados, de grande concentração e perfeitamente integrados à madeira, cúmplices indiscutíveis que evoluem de forma harmoniosa na garrafa. Criados para ocasiões especiais
Israel:
Este vinho é produzido a partir de uvas dos melhores vinhedos de Cabernet Sauvignon da vinícola, situados nas porções norte e central das Colinas do Golan. O Yarden Cabernet Sauvignon é super prazeroso quando jovem, mas evolui com muita elegância na garrafa, afinando suas virtudes no curso de uma década ou mais
Os vinhos a seguir utilizam o Cabernet Sauvignon dentro do blend para criar vinhos únicos. Essa uva adiciona corpo, um caráter herbal e uma ótima textura no meio do palato (tanino) que termina com uma nota de carvalho. Em geral, o perfil de sabor é grande e longo.
Argentina:
Cheval des Andes é uma fusão entre a famosa “Premier Grand Cru Classé A” de Saint-Emilion: Château Cheval Blanc e Terrazas de los Andes; Bodega Argentina especializada na produção de vinhos de alta qualidade Premium há mais de duas décadas.
Este icônico encontro resulta em um refinado, sutil e complexo “Grand Cru de los Andes”; que combina o savoir-faire do assemblage, com variedades de origem francesa plantadas em 1929 nas melhores terroirs de altura Mendoza: The Gates, Luján de Cuyo.
Brasil:
Produzido com uvas Merlot e Cabernet Sauvignon reunidas em um corte harmônico por Adriano Miolo, enólogo da família, o Lote 43 carrega também o selo de Denominação de Origem do Vale dos Vinhedos. Quem visita a Miolo pode conferir de perto o primeiro lote de terra comprado por Giuseppe, onde as uvas Merlot e Cabernet Sauvignon que dão origem à este vinho tinto são cultivadas.
E lembrando que, no domingo, 30, é o Dia Internacional da uva Cabernet Sauvignon, e AUVA terá uma seleção incrível te esperando!
Olá, deixe seu comentário para O que é Cabernet Sauvignon?
Blog AUVA Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
X