VINHO + CONCRETO = Ótima combinação!

VINHO + CONCRETO = Ótima combinação!

Mas como assim vinho e concreto, o que eles tem a ver?

Mais e mais vinícolas estão começando a utilizar tanques de concreto na elaboração dos vinhos. Isso não é uma prática nova, mas este método vem ganhando força.

Como nosso próprio slogan frisa que: “Grandes vinhos começam com AUVA (A UVA),” o que é verdade, se você não possui uma matéria-prima de ótima qualidade, você não vai conseguir produzir um excelente vinho.

Na vinificação o produtor define que tipo de vinho e estilo quer produzir, com isso tem que definir se vai produzir um vinho com ou sem amadurecimento. Se você decide que vai será com amadurecimento, tem que definir qual estilo do vinho que vai querer produzir.

O processo de amadurecimento de vinho ajuda a criar vinhos melhores, mais complexos e mais arredondados ao longo dos anos. Mas o tipo de material usado no amadurecimento afeta no tipo de vinho que será produzido. Para isso, os produtores utilizam principalmente esses três tipos: o tanque de aço inox, as barricas de carvalho e os tanques de concreto.

VINHO + CONCRETO = Ótima combinação!

Os tanques de aço inox destinam-se a preservar os sabores originais das uvas, o máximo possível. Esse estilo de estabilização é mais comumente utilizado para vinhos brancos, onde os aromas florais e ervas são de extreme importância.

O envelhecimento em barricas de carvalho não apenas aumenta a interação de oxigênio no vinho, mas também adiciona sabores e complexidade. Os sabores criados incluem baunilha, cravo, tabaco, entre outros que são causados por compostos aromáticos do carvalho. 

Já os tanques de armazenamento de concreto podem respirar mais do que o aço inox, além de manter a temperatura baixa. Os vinhos envelhecidos em concreto tem um nível maior em características de frutas preservadas, enquanto ainda observam os benefícios da entrada de oxigênio. Esse processo é utilizado especialmente para os vinhos tintos, isso é benéfico para o amolecimento dos taninos.

Por isso, estão surgindo mais produtores que querem produzir ótimos vinhos mantendo as características da fruta, sem maquiar ou camuflar os sabores com a entrada de aromas e sabores vindo da madeira, mas ao mesmo tempo, deixando o vinho com os benefícios do amadurecimento.

Nós selecionamos dois ótimos exemplos para vocês experimentarem que utilizam a técnica de amadurecimento em concreto.

Um delicioso Malbec da Argentina e um ótimo Tannat do Uruguay.

VINHO + CONCRETO = Ótima combinação!

VINHO TINTO MATIAS RICCITELLI THE PARTY MALBEC

 

VINHO + CONCRETO = Ótima combinação!

VINHO TINTO TANNAT CEMENTO VINA EDEN

CLIQUE AQUI

 

Compartilhe  -

Olá, deixe seu comentário para VINHO + CONCRETO = Ótima combinação!

Enviando Comentário Fechar :/